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Identificando problemas, não fique na mão com o seu carro!

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Quem já não passou pelo menos uma vez na vida por esta situação constrangedora com um carro? Para evitar ficar horas parado sem saber o que fazer e melhor ainda saber diagnosticar uma falha e fazer a manutenção preventiva, aqui vão algumas dicas de como identificar os problemas mais comuns e ajudar a resolve-los.

1. O carro parou, o que pode ser ?

BATERIA
Se a luz indicativa da bateria no painel estiver acesa, o problema pode ser com ela ou com o alternador, que pode estar com defeito ou quebrado. Quando isso acontece, a energia da bateria é usada até o fim sem que haja a reposição da carga. Levando o carro até um auto-elétrico, o problema será resolvido com uma recarga na bateria ou realizando-se sua troca. Se for o alternador, ele também pode ser recondicionado ou, em um caso mais grave, trocado.

BOBINA
Pode haver um superaquecimento da bobina, peça responsável por gerar a corrente de alta tensão que provoca a faísca nas velas. Quando isso ocorre, pode ser um sinal de desgaste da peça. Ela pára de produzir corrente e o carro não liga. O jeito é esperar que esfrie.
Para acelerar o processo, desligue a chave, abra o capô e coloque um pano molhado sobre a bobina. Esperando cerca de dez minutos, o carro volta a ligar. Trata-se de uma solução de emergência. Assim que puder, passe em um auto-elétrico e troque a peça.

BOMBA DE COMBUSTÍVEL
Muitas vezes a bomba de combustível falha e não consegue mandar o líqüido na pressão ideal para o sistema. Em carros com injeção eletrônica, uma maneira de saber se ela está funcionando é fechar os vidros e tentar dar a partida. Nesse momento é possível ouvir o zumbido da peça funcionando. Se não escutar esse barulho, o problema certamente está na bomba. No caso de carro com carburador, pode-se desencaixar dele a mangueira do combustível e pedir a alguém que acione a partida. Normalmente, a gasolina sairá pela mangueira. Se isso não acontecer, ela está com defeito. Trocá-la é um procedimento rápido e que pode ser feito no local por um mecânico experiente.

CORREIA DENTADA
Ligada ao eixo do comando de válvulas, a correia é acionada pelo motor. Pode se partir, geralmente em movimento. À menor suspeita de que tenha se rompido, pare o carro e não tente dar a partida. A troca só deve ser feita em oficina ou concessionária. Mesmo assim, ajuda ter uma de reserva. Os fornecedores da peça recomendam sua substituição a cada 40 000 ou 50000 quilômetros.

MOTOR “AFOGADO”
O motor pode parar de funcionar com o carro em movimento ou nem dar a partida. Ele pode ter “afogado” por excesso de combustível. Provavelmente uma falha no sensor de temperatura provocou o problema. O afogamento ocorre com mais freqüência em carros equipados com carburador. Aguarde um tempo e experimente ligá-lo de novo. Se não der certo, chame a assistência técnica.

TAMPA DO DISTRIBUIDOR
Tampa do distribuidor trincada não deixa o carro funcionar. Quando isso acontece, a distribuição de energia para as velas fica prejudicada, ocasionando fuga de corrente elétrica. A solução é trocar a tampa, o que se pode fazer até sozinho com um mínimo de conhecimento sobre mecânica.

2. Problemas corriqueiros

O MOTOR DEMORA PARA PEGAR E PERDE RENDIMENTO E QUANDO FUNCIONA ENGASGA OU FALHA
- Combustível adulterado
- Tanque de combustível com sujeira
- Bicos injetores entupidos ou sujos
- Vela cansada
- Cabo das velas com defeito
- Carburador sujo
- Platinado gasto
- Cachimbo gasto
- Filtro de combustível entupido
- Bomba de combustível com defeito

Após identificar o problema, troque a peça danificada ou leve-a para conserto. Procure oficinas de sua confiança ou a própria concessionária.

CARRO COMEÇOU A TREPIDAR
- Coxim do motor defeituoso
- Platô e disco de fricção defeituosos
- Um ou dois cabos de vela podem ter se soltado ou, ainda, podem ter se partido
- Se a trepidação é no volante, é problema de balanceamento ou alinhamento das rodas
- A suspensão está com defeito

O CARRO ESTÁ CONSUMINDO MAIS COMBUSTÍVEL
- Vela cansada
- Bicos injetores sujos ou entupidos
- Filtro de combustível entupido
- Óleo do motor vencido, perdendo a capacidade de lubrificação
- Correia do motor ou correia dentada frouxa
- O motor está sendo forçado e as marchas não estão sendo usadas corretamente
- Pneus descalibrados e/ou muito desgastados
- Estilo agressivo de dirigir
- Combustível adulterado
- Tubo e filtro do respiro do óleo do cárter entupido

CUIDADOS QUE PODEM SER OBSERVADOS PARA RESOLVER O PROBLEMA:

- Calibrar os pneus regularmente de acordo com as especificações do manual do proprietário
- Procurar abastecer em postos confiáveis e não se decidir apenas pelo menor preço
- Trocar o óleo dentro dos prazos estipulados no manual
- Fazer revisão preventiva em oficina de confiança ou concessionária
- Limpar o tubo do respiro do óleo do cárter e trocar esse filtro
- Fazer alinhamento regularmente

AS MARCHAS ARRANHAM DURANTE ENGATE
- Embreagem com defeito no platô ou disco desgastado
- Pedal da embreagem mal regulado, muito alto ou muito baixo
- Trambulador do câmbio mal ajustado ou sincronizador desgastado ou com defeito
- Em situação mais extrema, dentes da engrenagem muito desgastados ou até quebrados

CAMBIO PODE TER VAZAMENTO DE ÓLEO?
Mancha de óleo no chão embaixo da caixa de câmbio, seja ele manual ou automático, indica um vazamento. Ele acontece quando as juntas estão defeituosas ou se ocorreu espanamento das roscas do bujão. Se a mancha não for grande, leve o carro até uma oficina de confiança. Se for
muito grande, chame um guincho, lembrando que, no caso de carro com câmbio automático, tem que ser o do tipo plataforma.

QUANDO EU VIRO A DIREÇÃO ATÉ O FINAL, UM BARULHO VEM DA RODA
Provavelmente a junta homocinética quebrou ou está para quebrar. Para testar seu funcionamento, vire o volante para um lado até o final do curso e tente sair com o carro. Se ouvir um estalo vindo da roda, realmente a homocinética está quebrada. Troque-a assim que puder.

A DIREÇÃO HIDRAULICA ESTÁ MUITO PESADA. PORQUÊ?
- O fluido pode estar vencido, com o nível baixo ou misturado com água
- Deve-se verificar se há vazamento nas mangueiras ou em suas conexões
- A correia do compressor da direção pode estar frouxa
- As articulações junto ao sistema da direção, como terminais, ligamentos e braços da direção, podem estar com folga. É necessário verificar em uma oficina. Em alguns casos, um ajuste pode resolver. Dependendo da situação – geralmente em casos de desgaste exagerado – pode ser necessária a troca das peças danificadas.
- Defeito na caixa de direção
- Verificar alinhamento, cambagem e cáster
- Se a direção hidráulica fizer um ruído estranho ao ser esterçada de um extremo ao outro, esticar a correia soluciona o problema na maioria dos casos.

UM RUÍDO CONTÍNUO E INTENSO VEM DAS RODAS QUANDO O CARRO ESTÁ EM VELOCIDADE CONSTANTE. QUAL É O PROBLEMA?
Se o barulho vier da extremidade do eixo, bem junto das rodas, rolamentos desgastados ou defeituosos podem ser o problema. Os rolamentos evitam o atrito entre o eixo e o cubo da roda. A simples substituição deles eliminará o ruído.

O FREIO PAROU DE FUNCIONAR. COMO DEVO AGIR?
A primeira providência é reduzir as marchas, para que o freio motor ajude a diminuir a velocidade do carro, e puxar o freio de mão gradativamente. Não puxe a alavanca toda de uma só vez. Isso pode fazer o carro dar um “cavalo-de-pau”. Se você estiver no perímetro urbano e dependendo da velocidade, não haverá tempo para a redução das marchas. Passe para o freio de mão direto. Em rodovias, especialmente em descidas, vale a redução de marchas e o uso do freio de mão até a parada total do veículo – no acostamento, de preferência.
A falha de freio pode ter, basicamente, as seguintes causas: falta de fluido, vazamento do fluido por mangueira defeituosa, pastilhas ou lonas gastas ou cilindro-mestre (peça próxima do pedal de freio) com defeito.
Primeiro verifique o nível do fluido no reservatório do freio. Se ele estiver normal, o cilindro é a provável causa da perda de freio. Chame o guincho para tirar o carro do local. Aproveite para fazer uma revisão geral ao mandar realizar os reparos.

O MARCADOR DE TEMPERATURA DO PAINEL MOSTRA QUE HÁ SUPERAQUECIMENTO. O QUE FAZER?
Pare o carro imediatamente. Se não fizer isso, ele esquentará ainda mais até queimar a junta do cabeçote ou até mesmo empenar o próprio cabeçote, o que comprometeria seriamente o motor. Com o veículo estacionado, abra o capô e espere o motor esfriar por quinze minutos.
Usando um pano, abra com cuidado a tampa do reservatório de água do radiador para verificar se está vazio. Se estiver, ligue o carro e só então coloque água. Depois disso, verifique se há vazamento em alguma mangueira do radiador ou se a correia da bomba de água está frouxa.
Essas são as causas possíveis do superaquecimento. Se estiver tudo em ordem, ligue o motor novamente e espere aquecer até atingir aproximadamente 90 graus centígrados (verifique no marcador de temperatura no painel). Observe se a ventoinha entra em ação. Se ela não funcionar, desligue o motor. Pode ser que o sensor, um fusível ou ainda a ventoinha estejam queimados. Leve o carro ao mecânico e troque a peça defeituosa.

A LUZ INDICATIVA DA INJEÇÃO ELETRÔNICA ACENDE NO PAINEL. O QUE FAÇO?
Se a luz acendeu mas o motor continuou funcionando, isso indica que há uma falha no sistema elétrico, provavelmente um curto-circuito. Leve o carro a um auto-elétrico para arrumar o defeito. Entretanto, se a luz acendeu e o carro parou em seguida, isso significa que o sistema de injeção está em pane. Não tente mexer. Apenas um mecânico especializado ou uma concessionária pode resolver o problema.

AO LIGAR O MOTOR, SAI MUITA FUMAÇA DO ESCAPAMENTO. O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
Fumaça escura é sinal de motor desregulado. Isso aumenta o consumo de combustível. Regular o motor resolve ambos os problemas. Fumaça azulada significa que está havendo queima em excesso do óleo do motor. Pode acontecer no caso de desgaste por quilometragem ou por
uso indevido. As válvulas podem estar com defeito ou mesmo desgastadas.

(Texto: Kamikaze – usuário do Street Sampa)
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150 Comentários »

  • Luiz Felipe disse:

    Olá amigos boa tarde. To com um super problema no meu golf 2003 1.6 8v eu troquei os leds do painel era azul coloquei brancas. fazendo isso meu carro não funciona os retrovisores elétricos e nenhum vidro desse. E o carro está arriando a bateria direto. POR FAVOR AJUDA !

  • david disse:

    Olá pessoal de uma hora pra outra o meu carro(siena 2007) começou a fazer um barulho como se estivesse na marcha errada toda vez que passo a marcha. Também percebi que em alguns momentos a primeira marcha não entrou direito como tivesse na terceira e com isso o carro ficou sem força. Quando fui tentar manobrar na garagem senti que ele estava fumaçando um pouco. O que pode ser?

  • Patricia disse:

    Olá. Gostei muito do seu post.

    Estou com um problema: após ter feito uma revisão geral no meu carro e trocado a correia dentada do meu Polo 2008. As luzes de óleo e de injeção acenderam. A de injeção apagou em um primeiro momento, e a de óleo primeiramente ficou acesa.

    Após trocar válvula de óleo, limpar pescador, limpar toda o motor, colocar óleo novo, etc, (Gastei R$ 400,00) a luz de óleo continuou acesa. Então o mecânico falou que o problema da luz de óleo era no módulo. Levou o módulo para consertar… e gastei mais R$ 400,00.

    No caminho de volta para casa, com a luz do óleo consertada (após o conserto do módulo), acendeu novamente a luz de injeção. Também passei a notar forte cheiro de combustível ao ligar o ar condicionado, dentro do carro.

    Os aparelhos da mecânica e no do auto-elétrico detectam a sonda lambda como sendo o problema, entretanto estou com a sensação de que esse problema de acendimento de luzes é decorrente da troca da correia dentada. Coincidentemente (ou não) começo bem, no dia que retiramos o carro da oficina após a troca da correia.

    O que pode ser? Meu nome é Patricia, e Meu e-mail é bertac@uol.com.br

  • fabiano batista disse:

    tenho uma ecosport 2008, quando dou na partida ela faz um ronco muito forte, quando piso na embreagem para passar a macha, acontece o mesmo barulho, e quando ta no neutro sinto que o motor vibra um pouco. e quando chego a 100 km os retrovisores começam a vibrar.

  • adelar disse:

    Olá amigo tenho um gol quadrado gl motor ap 1.8 o problema é o seguinte ele falha depois de alguns quilômetros rodado ele chega até apagar e depois não pega mais só depois que ele esfria pega e não faz mais a ele ja faz com o antigo dono e outra coisa quando reduzo a marcha para passa ex em uma lombada ele falha olha amigo ja gastei um monte e nada ja troquei bomba dá gasolina por e mais um monte de coisa e nada ja tô com plano de vendelo e ai amigo o que me diz obrigado……

  • CARLINHOS disse:

    tenho um bora 2007/2008 AUTOMATICOELE ACEDE PAINEIL E NÃO DA PARTIDA E A LUZ EPC FICA ACESSA

  • nando disse:

    Ola bom dia!tenho um golf 95 alemão que ta saindo uma fumaça branca no escape, mais o moto tem o rendimento normal,qual diagnostico para para fumaça?? Semesquecer que ele de vez em quando ccomeça a apitar uns bips no painel… grato!!!!

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