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Identificando problemas, não fique na mão com o seu carro!

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Quem já não passou pelo menos uma vez na vida por esta situação constrangedora com um carro? Para evitar ficar horas parado sem saber o que fazer e melhor ainda saber diagnosticar uma falha e fazer a manutenção preventiva, aqui vão algumas dicas de como identificar os problemas mais comuns e ajudar a resolve-los.

1. O carro parou, o que pode ser ?

BATERIA
Se a luz indicativa da bateria no painel estiver acesa, o problema pode ser com ela ou com o alternador, que pode estar com defeito ou quebrado. Quando isso acontece, a energia da bateria é usada até o fim sem que haja a reposição da carga. Levando o carro até um auto-elétrico, o problema será resolvido com uma recarga na bateria ou realizando-se sua troca. Se for o alternador, ele também pode ser recondicionado ou, em um caso mais grave, trocado.

BOBINA
Pode haver um superaquecimento da bobina, peça responsável por gerar a corrente de alta tensão que provoca a faísca nas velas. Quando isso ocorre, pode ser um sinal de desgaste da peça. Ela pára de produzir corrente e o carro não liga. O jeito é esperar que esfrie.
Para acelerar o processo, desligue a chave, abra o capô e coloque um pano molhado sobre a bobina. Esperando cerca de dez minutos, o carro volta a ligar. Trata-se de uma solução de emergência. Assim que puder, passe em um auto-elétrico e troque a peça.

BOMBA DE COMBUSTÍVEL
Muitas vezes a bomba de combustível falha e não consegue mandar o líqüido na pressão ideal para o sistema. Em carros com injeção eletrônica, uma maneira de saber se ela está funcionando é fechar os vidros e tentar dar a partida. Nesse momento é possível ouvir o zumbido da peça funcionando. Se não escutar esse barulho, o problema certamente está na bomba. No caso de carro com carburador, pode-se desencaixar dele a mangueira do combustível e pedir a alguém que acione a partida. Normalmente, a gasolina sairá pela mangueira. Se isso não acontecer, ela está com defeito. Trocá-la é um procedimento rápido e que pode ser feito no local por um mecânico experiente.

CORREIA DENTADA
Ligada ao eixo do comando de válvulas, a correia é acionada pelo motor. Pode se partir, geralmente em movimento. À menor suspeita de que tenha se rompido, pare o carro e não tente dar a partida. A troca só deve ser feita em oficina ou concessionária. Mesmo assim, ajuda ter uma de reserva. Os fornecedores da peça recomendam sua substituição a cada 40 000 ou 50000 quilômetros.

MOTOR “AFOGADO”
O motor pode parar de funcionar com o carro em movimento ou nem dar a partida. Ele pode ter “afogado” por excesso de combustível. Provavelmente uma falha no sensor de temperatura provocou o problema. O afogamento ocorre com mais freqüência em carros equipados com carburador. Aguarde um tempo e experimente ligá-lo de novo. Se não der certo, chame a assistência técnica.

TAMPA DO DISTRIBUIDOR
Tampa do distribuidor trincada não deixa o carro funcionar. Quando isso acontece, a distribuição de energia para as velas fica prejudicada, ocasionando fuga de corrente elétrica. A solução é trocar a tampa, o que se pode fazer até sozinho com um mínimo de conhecimento sobre mecânica.

2. Problemas corriqueiros

O MOTOR DEMORA PARA PEGAR E PERDE RENDIMENTO E QUANDO FUNCIONA ENGASGA OU FALHA
- Combustível adulterado
- Tanque de combustível com sujeira
- Bicos injetores entupidos ou sujos
- Vela cansada
- Cabo das velas com defeito
- Carburador sujo
- Platinado gasto
- Cachimbo gasto
- Filtro de combustível entupido
- Bomba de combustível com defeito

Após identificar o problema, troque a peça danificada ou leve-a para conserto. Procure oficinas de sua confiança ou a própria concessionária.

CARRO COMEÇOU A TREPIDAR
- Coxim do motor defeituoso
- Platô e disco de fricção defeituosos
- Um ou dois cabos de vela podem ter se soltado ou, ainda, podem ter se partido
- Se a trepidação é no volante, é problema de balanceamento ou alinhamento das rodas
- A suspensão está com defeito

O CARRO ESTÁ CONSUMINDO MAIS COMBUSTÍVEL
- Vela cansada
- Bicos injetores sujos ou entupidos
- Filtro de combustível entupido
- Óleo do motor vencido, perdendo a capacidade de lubrificação
- Correia do motor ou correia dentada frouxa
- O motor está sendo forçado e as marchas não estão sendo usadas corretamente
- Pneus descalibrados e/ou muito desgastados
- Estilo agressivo de dirigir
- Combustível adulterado
- Tubo e filtro do respiro do óleo do cárter entupido

CUIDADOS QUE PODEM SER OBSERVADOS PARA RESOLVER O PROBLEMA:

- Calibrar os pneus regularmente de acordo com as especificações do manual do proprietário
- Procurar abastecer em postos confiáveis e não se decidir apenas pelo menor preço
- Trocar o óleo dentro dos prazos estipulados no manual
- Fazer revisão preventiva em oficina de confiança ou concessionária
- Limpar o tubo do respiro do óleo do cárter e trocar esse filtro
- Fazer alinhamento regularmente

AS MARCHAS ARRANHAM DURANTE ENGATE
- Embreagem com defeito no platô ou disco desgastado
- Pedal da embreagem mal regulado, muito alto ou muito baixo
- Trambulador do câmbio mal ajustado ou sincronizador desgastado ou com defeito
- Em situação mais extrema, dentes da engrenagem muito desgastados ou até quebrados

CAMBIO PODE TER VAZAMENTO DE ÓLEO?
Mancha de óleo no chão embaixo da caixa de câmbio, seja ele manual ou automático, indica um vazamento. Ele acontece quando as juntas estão defeituosas ou se ocorreu espanamento das roscas do bujão. Se a mancha não for grande, leve o carro até uma oficina de confiança. Se for
muito grande, chame um guincho, lembrando que, no caso de carro com câmbio automático, tem que ser o do tipo plataforma.

QUANDO EU VIRO A DIREÇÃO ATÉ O FINAL, UM BARULHO VEM DA RODA
Provavelmente a junta homocinética quebrou ou está para quebrar. Para testar seu funcionamento, vire o volante para um lado até o final do curso e tente sair com o carro. Se ouvir um estalo vindo da roda, realmente a homocinética está quebrada. Troque-a assim que puder.

A DIREÇÃO HIDRAULICA ESTÁ MUITO PESADA. PORQUÊ?
- O fluido pode estar vencido, com o nível baixo ou misturado com água
- Deve-se verificar se há vazamento nas mangueiras ou em suas conexões
- A correia do compressor da direção pode estar frouxa
- As articulações junto ao sistema da direção, como terminais, ligamentos e braços da direção, podem estar com folga. É necessário verificar em uma oficina. Em alguns casos, um ajuste pode resolver. Dependendo da situação – geralmente em casos de desgaste exagerado – pode ser necessária a troca das peças danificadas.
- Defeito na caixa de direção
- Verificar alinhamento, cambagem e cáster
- Se a direção hidráulica fizer um ruído estranho ao ser esterçada de um extremo ao outro, esticar a correia soluciona o problema na maioria dos casos.

UM RUÍDO CONTÍNUO E INTENSO VEM DAS RODAS QUANDO O CARRO ESTÁ EM VELOCIDADE CONSTANTE. QUAL É O PROBLEMA?
Se o barulho vier da extremidade do eixo, bem junto das rodas, rolamentos desgastados ou defeituosos podem ser o problema. Os rolamentos evitam o atrito entre o eixo e o cubo da roda. A simples substituição deles eliminará o ruído.

O FREIO PAROU DE FUNCIONAR. COMO DEVO AGIR?
A primeira providência é reduzir as marchas, para que o freio motor ajude a diminuir a velocidade do carro, e puxar o freio de mão gradativamente. Não puxe a alavanca toda de uma só vez. Isso pode fazer o carro dar um “cavalo-de-pau”. Se você estiver no perímetro urbano e dependendo da velocidade, não haverá tempo para a redução das marchas. Passe para o freio de mão direto. Em rodovias, especialmente em descidas, vale a redução de marchas e o uso do freio de mão até a parada total do veículo – no acostamento, de preferência.
A falha de freio pode ter, basicamente, as seguintes causas: falta de fluido, vazamento do fluido por mangueira defeituosa, pastilhas ou lonas gastas ou cilindro-mestre (peça próxima do pedal de freio) com defeito.
Primeiro verifique o nível do fluido no reservatório do freio. Se ele estiver normal, o cilindro é a provável causa da perda de freio. Chame o guincho para tirar o carro do local. Aproveite para fazer uma revisão geral ao mandar realizar os reparos.

O MARCADOR DE TEMPERATURA DO PAINEL MOSTRA QUE HÁ SUPERAQUECIMENTO. O QUE FAZER?
Pare o carro imediatamente. Se não fizer isso, ele esquentará ainda mais até queimar a junta do cabeçote ou até mesmo empenar o próprio cabeçote, o que comprometeria seriamente o motor. Com o veículo estacionado, abra o capô e espere o motor esfriar por quinze minutos.
Usando um pano, abra com cuidado a tampa do reservatório de água do radiador para verificar se está vazio. Se estiver, ligue o carro e só então coloque água. Depois disso, verifique se há vazamento em alguma mangueira do radiador ou se a correia da bomba de água está frouxa.
Essas são as causas possíveis do superaquecimento. Se estiver tudo em ordem, ligue o motor novamente e espere aquecer até atingir aproximadamente 90 graus centígrados (verifique no marcador de temperatura no painel). Observe se a ventoinha entra em ação. Se ela não funcionar, desligue o motor. Pode ser que o sensor, um fusível ou ainda a ventoinha estejam queimados. Leve o carro ao mecânico e troque a peça defeituosa.

A LUZ INDICATIVA DA INJEÇÃO ELETRÔNICA ACENDE NO PAINEL. O QUE FAÇO?
Se a luz acendeu mas o motor continuou funcionando, isso indica que há uma falha no sistema elétrico, provavelmente um curto-circuito. Leve o carro a um auto-elétrico para arrumar o defeito. Entretanto, se a luz acendeu e o carro parou em seguida, isso significa que o sistema de injeção está em pane. Não tente mexer. Apenas um mecânico especializado ou uma concessionária pode resolver o problema.

AO LIGAR O MOTOR, SAI MUITA FUMAÇA DO ESCAPAMENTO. O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
Fumaça escura é sinal de motor desregulado. Isso aumenta o consumo de combustível. Regular o motor resolve ambos os problemas. Fumaça azulada significa que está havendo queima em excesso do óleo do motor. Pode acontecer no caso de desgaste por quilometragem ou por
uso indevido. As válvulas podem estar com defeito ou mesmo desgastadas.

(Texto: Kamikaze – usuário do Street Sampa)
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139 Comentários »

  • ELIZEU disse:

    Fiz o motor do meu uno 1.5 argentino;ficou bom,mas eu acho que tá andando com a temperatura muito alta;em torno de 110e115 graus. Isso é normal? Se não qual pode ser o problema?

  • josue disse:

    ai tenho gol quadraddo ,mas noa ta marcando temperatura ta sempre no zero o q pode ser ,.pode me ajudar agradeco

  • Ana disse:

    Tenho um Audi A3, eu saio com ele e quando volto coloco ele na garagem e desligo faz um barulho tipo de àgua correndo. Oque pode ser?

  • Cinthia disse:

    Ola..Tenho um gol ano 2000 1.0 8v , com problema na luz do oleo e com o barulho aparentemente nos tuchos?
    mais ja fiz a troca dos tuchos e o barulho não sumiu o que pode ser?
    Eu retifiquei o motor e qdo peguei o carro a luz do aleo nao apaga, fica so acessa … bomba de oleo nova, filtro novo,cebolinha nova, e a luz continua acesa, sobe muito oleo no primeiro cabeçote, o que pode ser?
    retifiquei o motor e desde então a luz não apaga e o barulho continua!

  • fernando disse:

    boa noite tenho um celta 2009/2010 life quando sai em segunda ou em tercera ele da umas engasgadinha depois ele afirma é mais a hora que sai de um quebra mola ou até na subida ja troquei velas limpei bicos troquei filtro medi a pressao da bomba só nao troquei os cabo de vela o que sera que pode ser agredeço a quem me poder me ajudar abraço

  • PAULO disse:

    SITE MUITO BOM, ME AJUDOU

  • Silva disse:

    Ola, tenho um gol g4 2007/2008 a seis mêses fui fazer alinhamento fui informado que para um bom alinhamento teria que fazer cambagem ou não ficaria 100%, após dois dias surgiu um barulho quando giro o volante para esquerda ou direita por completo, voltei a loja mas os mecânicos não souberam indentifacar o problema, pésima mecãnica, alguem pode me ajudar?.

    • saimon disse:

      quando faz o alinha mento ou cambagem pode afastar as rodas um pouco isso impacta diretamente na homorcinetica por isso estrala, basta colocar uma ruela na ponta do eixo que resolve

  • souza disse:

    tenho um palio 2012 1.4. o problema dele é perda de força ao arrancar, ele nao arranca msm aumentando o giro do motor acelerando , anda bem lentamente sem força alguma, em qualquer ladeira nao tem força para arrancar, entretanto o carro liga normalmente e o sinal da injeção apaga, Acionei a garantia e o carro foi rebocado p uma concessionária, no outro fui na mesma e o carro arrancou normalmente, fui liberado porém o carro voltou a acontecer a mesma coisa, ou seja, quando ele esta rodando a algum tempo que suri o problemas……..o que pode ser ele esta na concessionario porém gostaria de saber o que pode ser…….sensor, borboleta……creio que é algo elettronico me ajudem gente!!!!!!!!!!

  • Davi disse:

    Olá Juliano. Tenho um Audi A3 1998, o mesmo está apagando irregularmente, na maioria das vezes 1 a 2 segundos após a partida, quando acontece as luzes do painel piscam de normal a mais fracas. Desligando a chave e tornando a virar até o 2 elas acendem normal, porém dando a partida pode acontecer de o carro apagar denovo e denovo até que funcione, e então ando com ele sem problemas e sem engasgos, raramente aconteceu de ele apagar andando. O meu mecânico disse que não há problema algum com ele, ele testou tudo e disse que estava correto. Suspeito de problema elétrico, o que pode ser? (mesmo com as luzes do painel piscando de normal a fracas o motor de arranque roda normal durante a partida)

  • rafael disse:

    Tenho um golf 2000 1.6 e meu carro e esta embolando na gasolina e no gás e no gás as vezes ainda estoura, já troquei vela, limpei bico, troquei emulador e ainda continua não sei mais o que fazer…

  • vando cunha disse:

    desliguei meu fiat palio 2003 fire na garagem e 1 hora depois quando fui liga-lo girando a chave para cima a mesma nao girava e para baixo ligava a luz de estacionamento mesmo com a chave liga desliga do farol na posiçao desligada. o volante nao trava e o carro nao liga.

  • rosangela disse:

    tenho fox 1.6 plus coloco a chave painel liga, mas o carro não dá partda, a chave fica dura, tipo travada,

  • jocelino disse:

    Olá! eu comprei um c3 2008/2009 e estou sentindo e ouvindo um barulho que vem das rodas mais já levei para dar uma olhada mais nada descobrir os rolamentos estão bons é como se fosse pregos,mais os que tinha eu já mandei tirar e o barulho continua até amortecedores traseiros já troquei.e o barulho continua eu sinto no volante.

  • tenho um polo 2007 modelo novo já, a direção dele comparando com a de um polo 2005 é bem mais pesada. o que pode ser? abraços

  • sergio alex disse:

    tenho um palio young 1.0 8V fiz o motor recentemente,e motor estava muito fraco e morria toda hora,ja confiri o ponto da correia, a presão da bomba,cabos e velas e os problemas continuaram e agora piorou o carra da partida mais liga, e o rele da injeção eletronica fica dando um barulhinho como de uma sentelha eletrica eu troquei a peça e não resolveu o problema oque pode estar acontecendo?

  • sergio alex disse:

    (descupe escrevi errado .) tenho um palio young 1.0 8V fiz o motor recentemente,e motor estava muito fraco e morria toda hora,ja confiri o ponto da correia, a presão da bomba,cabos e velas e os problemas continuaram e agora piorou o carro da partida mais não liga, e o rele da injeção eletronica fica dando um barulhinho como de uma sentelha eletrica eu troquei a peça e não resolveu o problema oque pode estar acontecendo?

  • maicon disse:

    tenho um gol quadrado 94 carburador a alcool ms ele é a gasolina.entao quando engato a segunda endiante ele começa a travar ou enpelotar a marcha perdendo a velocidade, e com isso esta gastando muito combustivel..o que sera que esta acontecendo com o meu carro..desde ja agradeço..

  • adailton disse:

    retirei os bicos injetores do meu classic 2006 para trocar os anes de vedação e coloquei de volta e quado dou partida ele nao funciona, sera que tem haver com a troca de posição dos bicos?

  • ricardo disse:

    O meu carro é um Palio Fire ELX 2000,2001 ele esta com problema na partida.Eu já troquei o motor de arranque, a bateria,o terra, mais mesmo assim não da partida.O carro acostuma da partida quando esta frio, depois que esquenta não da mais partida. O que devo fazer? Algum pode me ajudar?????

  • graziele disse:

    tenho um polo 2003 e recentemente me deparo com problema seguinte: O carro esta andando normalmente porem derrepente ele perde a força mesmo acelerando ou esticando a marcha ele permaneçe com a mesma velocidade e a RPM vai a 4mil giros ?

  • kenia disse:

    Estou com um problema e não estou conseguindo um mecanico que me de uma solução, se alguém puder me ajudar agradesço. meu carro esta com o seguinte problema.Quando saiu com o meu caarro,ele esquenta um pouco e trava as 4 rodas,depois de parar por uns 30 minutos ele volta ao normal! quando ele trava é como se eu estivese andando com o freio de mão puxado porfavor se alguém poder me ajudar agradeço… Meu carro é um citroen x sara 2001 des de ja agradesço!!

  • nadir disse:

    o meu carro devez enquando raspa na hora de dar partida mas pega de primeira nunca tive que voltar a cha e ligr denovo oqu é isso?

  • Robian disse:

    Olá!
    Tenho um polo sedan, cujo o retrovisor elétrico parou de funcinar. Já verifiquei o botão do retrovisor e o mesmo está ok. Será que o problema está vindo da Central? Quais as outras medidas devo tomar?
    Grato.

  • Amarilio disse:

    tenho um corsa super 97,injeção eletronica 4 bicos, ele perde força sem perder aceleração e raspa marcha principalmente a segunda. que sera?

  • marconi mota disse:

    tenho um golf 1.8 gti turbo 150 cv e quando arranco ele bruscamente e virando bem pouco o volante para a direira ele da uma vibraçao tipo eixo desbalançeado, em linha reta nao faz. o que pode ser?

  • FERNANDA disse:

    O funcionamento do meu carro pode ser prejudicado se sempre estacionado em rampa?

  • Edson Patrão disse:

    Preciso encontrar as buchas do trambulador,do bora 2000/2001 mecanico,pois não estou encontrando,pois ja procurei em algumas autorizadas VW.

  • elton luis disse:

    tenho um corsa sedan 1.0 8v 2000 2001, ele funciona normal, só que derrepente ele para de funcionar e só pegar depois de umas tentativas.já troquei o sensor de borboleta e ainda continua. o que poderia ser ?

  • joaojair disse:

    tenho um corsa 98 1.0 8v estar com um barulho na suspencao dianteira ja mandei balanciar e deu normal sera rolamento?

  • Rocha disse:

    Estou com problema no acionamento da partida do Citroen Xsara 99 1.8 8v..Em 50% das vezes em dou partida,o motor ameaça girar,porém trava,e só depois de varias tentativas ele gira por completo e funciona.As vezes já está "afogado" pelas varias injeções de combustíveis durante as tentativas e solta um fumaceiro imenso até estabilizar.Já foi revisado o motor de partida,porém não resolveu.O que pode estar acontecendo? Alguém pode me ajudar? Obrigado.

  • Paulo disse:

    tenho um pointer GTI 2.0 com freio a disco nas 4 rodas, quando pizo no pedal de freio o pedal freia e desce lentamente com pouco freio, mas quando pizo novamente em seguida o pedal freia bem, o que será.

  • maria do carmo disse:

    tenho um fox 2007 e atualmente ele quando estou andando do nada ele trava o volante fica duro dai eu ligo e ele pega normalmente é so eu passar em alguma buraqueira pra ele travar o volante não acende nada ele para de funcionar dai ligo e prnto volta ao normal levei ele em um mecanico e ele disse que esta tudo certo o carro não tem nada como e de ves en quando que acontece esto com medo anrs disso acontecera seguradora desligou o alarme por que estava desparando e não liguei mais as travas eletricas pode ser issso? por favor me responda

  • johnnattan disse:

    meu astra 2.0 2001, dou a partida depois de 4seg ele desliga. sera que é o sensor de rotação?

  • Romulo disse:

    Tenho um pálio 1.0 16V, quando estou andando ele acende a luz da injeção e o marcador de temperatura e rotação param de funcionar e o carro dá um tranco, oq pode ser ?

  • Adilson disse:

    Fui passar numa inchente e o meu carro parou e nao pegou mais o que pode ser

  • luiz disse:

    O meu problema é com um Fiat Uno 91 o carro estava enroscada a marcha na terceira, quando eu colocava na terceira a marcha saia sozinha, até que de repente começou uma batedeira na caixa de cambio como se fosse sair tudo, se você pisa na embreagem para de bater, se você solta a embreagem ou sai com o carro começa a bater tudo em baixo como se fosse cair tudo, o que pode ter soltado do cambio alguém tem sugestões? Pois um mecânico olhou e já disse que ia ficar caro que tinha que tirar o cambio todo, pra ver se ainda tinha jeito, etc Obrigado.

  • Sergio disse:

    Olá? Podem ajudar? Tenho um C3 2006 flex e ele esta vibrando todo quando acelero em 2a e 3a marchas (principalmente a frente do carro)…parece até rodas desbalanceadas. Troquei coxim (batente dos amortecedores), amortecedores, pneus, borrachas do estabilizador…ja gastei uma grana e o mecânico não acha o problema…ja pensei em calço de caixa, calço de motor, ou alguma coisa ligada a transmissão…em 4a e 5a marchas fica menos perceptível, mas continua vibrando principalmente quando acelero. O engate das marchas estão esquisitos ..elas engatam mas a alavanca está mole demais. Não arranha e nem faz barulho para engatar)…a embreagem de vez em quando da uns solavancos quando estou tirando o carro da inércia mas depois tudo normal…eu acho…o mecânico disse que nada disso interfere, a não ser os calços ou o eixo de transmissão empenada, que ele disse que abriu e estava tudo certo…pode ajudar com alguma ideia? pensei em levar na autorizada, mas não confio…Obrigado. Sergio Montes

  • piero disse:

    tenho uma marajo, estou com aluz da bateria acendendo quando acelera, em baixo giro ela fica bem fraca.

  • john disse:

    tenho um honda civic 2003 automatico…
    e ele parou derepente…
    já troquei a bomba de gasolina, limpei os picos mas mesmo assim nada… a bateria é nova, dou partida e ele pega mas não mantem e logo morre oq pode ser para ocorrer isso???

  • Rodrigo disse:

    Tenho um polo sedan 2008 e acabei de trocar os 4 pneus e os amortecedores frontais e traseiros. Foi feito o balanceamento e alinhamento dos pneus e quando sai ele estava puxando para a direita. Voltei lá e eles realinharam o carro, mas ele continua puxando para a direita. O que acham que posso fazer??

  • JOAO PAULO disse:

    MEU CARRO E UM CHEVETTE QUANDO EU DESLIGO ELE ELE MANTEN LIGADO TENHO QUE DESLIGA NO TRANCO

  • jose macie disse:

    tenho um problema no meu VW bora 2.0 a aventoinha nao arranca automaticamente o que pode ser? o carro aquece mas quando ligo o A/C ele nao aquece

  • antonio marcos disse:

    tenho um uno que esta entrando agua no oleo do motor e falhando o que houve?

  • Rhafael disse:

    tenho um Palio, 1.6. 16v, esta fazendo barulho, como se fosse do hidraulico ja abri a bomba do hidraulico ta novo, troquei os reparos, limpei o filtro, viro o volante aumenta um pouco, porem o barulho vai e volta!

  • edinho disse:

    tenho um scort 84 ele ta esquentando a bobina mesmo com a chave desligada chega a descarregar a bateria e a bobina quase pega fogo o q pode ser???

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