Vira Casaca
Dicas

Fotos e Eventos

Notícias

Projetos

Streetsampa

Home » Notícias

Selo do Inmetro para os carros, Fiat Mille é o primeiro a aderir.

Um Fiat Mille, cor prata, versão Way Economy 1.0 Flex, foi o primeiro veículo a receber no Brasil o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) por apresentar melhor desempenho em sua categoria. A etiqueta foi colada no vidro traseiro esquerdo do automóvel pelo presidente do órgão, João Jornada, na cerimônia de apresentação da ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), em cerimônia realizada nesta sexta (17) na Fiesp.

A etiqueta veicular, graduada de A (mais econômica) a E (menos econômica), é semelhante ao selo do Inmetro utilizado em geladeiras, por exemplo. Ela indica o desempenho do carro em relação ao consumo de combustível, na estrada e na cidade.

O selo faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, coordenado pelo Inmetro, com parceria da Petrobras. A adesão de montadoras e importadoras ao programa é voluntária. Ou seja, segundo o Inmetro, elas não são obrigadas a colocar o selo (ou a incluir o que indica alto consumo), por exemplo.

Selo Imetro

A etiqueta informa a eficiência energética dos carros, facilitando a escolha entre modelos mais econômicos e eficientes. A certificação veicular incluiu o Brasil na lista dos países que desenvolvem programas de eficiência energética e de uso racional de combustível em veículos, como EUA, Japão, Austrália, China, Canadá, Cingapura e países da União Européia.

Melhores e piores

Entre os subcompactos, além do Mille, o mais bem avaliado foi o Kia Picanto. Os Chevrolet Celta avaliados receberam letra C e os Fiat Palio, E. Entre os compactos, os mais bem avaliados foram o Volkswagen Gol 1.0 e Polo Bluemotion, bem como o Honda Fit 1.4 manual (conceito A). A versão automática recebeu conceito B e as 1.5, C, mesma letra concedida ao Chevrolet Prisma 1.4 e ao Fiat Punto 1.4. O Classic recebeu D e Idea 1.4 e Siena 1.8, E.

Os dados completos estarão disponíveis na tabela publicada nos sites do Inmetro (www.inmetro.gov.br) e do Conpet (www.conpet.gov.br).

Notícia retirada do site Intrepress Motor.

http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item27420.shl

Related Posts with Thumbnails

Postar comentário!

Adicione seu comentário abaixo, ou trackback do seu próprio site. Você também pode inscrever para estes comentários via RSS

Be nice. Keep it clean. Stay on topic. No spam.

Você pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Este é um site com Gravatar ativado. Para ter seu avatar nos comentários, registre em Gravatar.