Marcin Maruta, advogado, sócio do escritório de advocacia Maruta Wachta:

Para os escritórios de advocacia, especialmente os maiores, uma ferramenta muito valiosa é o software para gerenciar o escritório em termos de tempo de trabalho e finanças. Esses produtos estão disponíveis na oferta padrão dos produtores de software e são relativamente baratos. No entanto, muitos escritórios de advocacia não os utilizam ou usam pouco as possibilidades dessas ferramentas.

Enquanto isso, os softwares jurídicos melhoram significativamente a eficiência do trabalho do escritório de advocacia. Quanto às soluções usando o chamado inteligência artificial, acredito que, por enquanto, seu uso na Polônia será insignificante. Isso se deve principalmente à barreira do idioma. Para criar ferramentas eficientes que analisem, por exemplo, contratos em polonês, elas primeiro precisariam ser alimentadas com uma grande quantidade de dados em polonês.

Só assim as máquinas que operam no sistema de “aprendizagem profunda” podem aprender certas frases e as relações entre elas. Esses softwares em inglês foram criados há muito tempo e, de fato, seus resultados são impressionantes. Até onde eu sei, os maiores escritórios de advocacia são tentando construir tais ferramentas, mas elas estão apenas na fase inicial. Marcin Zręda: De fato, tais tentativas são feitas, mas principalmente nos maiores escritórios de advocacia e dizem respeito a áreas bastante restritas de possíveis aplicações.

Por exemplo, trata-se de analisar um grande pacote de contratos apenas em termos de dados pessoais. Quanto à questão linguística, é uma questão do potencial do mercado linguístico. Pode acontecer que ferramentas semelhantes sejam criadas mais cedo, por exemplo, para o idioma russo, que é usado por várias centenas de milhões de pessoas, e não dezenas de milhões, como em polonês. o que é apropriação indébita