Quando você fatora IMAX, no entanto, as variáveis não são exatamente as mesmas.

Manter as lâmpadas do projetor dentro das especificações,
especialmente em um auditório muito grande, é crucial. Especialmente
para um filme mainstream ou de Hollywood.” Em um caso como esse,
você não terá a melhor experiência, não importa onde você jogue sua
pipoca.
“Temos um design patenteado para nossa geometria de teatro”, explica
Brian Bonnick, diretor técnico da IMAX. “Começamos com uma tela que
vai de parede a parede, do chão ao teto, em vez de ter – na maioria dos
cinemas – uma moldura ao redor.
https://www.gazetadopovo.com.br/pino/cinema-em-curitiba-veja-quais-estao-abertos-e-conheca-os-protocolos/
O segundo passo é que o deck de
assentos é estilo estádio e está muito mais próximo da tela. Assim, seu
campo de visão se torna muito maior, de qualquer lugar no
cinema.” Sentar-se na primeira fila em oposição à última fila em um
teatro tradicional significa que sua relação geométrica com a tela é muito
diferente. Bonnick descreve o sistema IMAX como “mais robusto”, com
menos variação de assento para assento. Eles também estendem esse
nível de detalhe ao som. “Os alto-falantes são então projetados onde eles
vão ficar no local. Isso é feito de forma independente para cada cinema
em CAD”, diz Bonnick. “Então, quando os caras chegam ao local, eles
recebem uma coordenada XYZ para cada alto-falante, para onde ele deve
ser pendurado.