Obtendo uma história nutricional: uma abordagem prática para médicos de família

A associação entre nutrição e saúde foi claramente documentada da anamnese nutricional. Espera-se que os médicos de cuidados primários abordem questões de nutrição e comportamento alimentar com seus pacientes no contexto de um breve encontro clínico. Este artigo propõe o uso de um breve formulário de entrevista, com sugestões específicas para mudanças de comportamento que os médicos de família podem usar para ajudar seus pacientes a cumprir as diretrizes dietéticas atualmente aceitas. As respostas às perguntas do formulário de entrevista fornecem ao médico uma noção geral dos hábitos alimentares diários do paciente e ajudam a identificar as principais fontes de gordura saturada na dieta do paciente. O paciente é questionado sobre o número de refeições e lanches ingeridos em um período de 24 horas, hábitos de jantar fora e frequência de consumo de frutas, verduras, carnes, aves, peixes, laticínios e sobremesas. A documentação das mudanças dietéticas pode ser realizada usando o formulário de histórico nutricional sugerido, e as melhorias no estado nutricional podem ser medidas usando dados de peso, pressão arterial e exames laboratoriais.

Questões de estilo de vida e mudanças de comportamento são cada vez mais reconhecidas como aspectos importantes da medicina preventiva. Espera-se que os médicos de cuidados primários encontrem tempo para abordar essas questões no contexto de um breve encontro clínico. Dado o papel do médico de família na assistência aos doentes com questões relacionadas com o estilo de vida e a associação entre a promoção da saúde e a prevenção da doença, torna-se evidente a importância de fornecer informação e orientação nutricional aos doentes.

 

Infelizmente, a maioria dos médicos ainda não está abordando a mudança dietética de maneira abrangente e eficaz. Falta de tempo, treinamento nutricional inadequado, reembolso insuficiente para serviços preventivos e falta de recursos para encaminhamento a nutricionistas registrados foram identificados como motivos para o fracasso em fornecem triagem nutricional e intervenção dietética. Este artigo concentra-se em informações nutricionais que os médicos podem comunicar fácil e rapidamente aos pacientes para ajudá-los a melhorar suas dietas.